O Transtorno de Pânico

O Transtorno de Pânico é uma condição psiquiátrica que compõe um dos transtornos ansiosos. É caracterizada por ataques de ansiedade sem desencadeantes e que aumentam gradativamente até um pico bastante incômodo, desesperador e por vezes incapacitante, no qual frequentemente há uma sensação de morte iminente ou uma plena convicção e medo dela. É frequentemente assosicado com sintomas no corpo – taquicardia, sudorese, tremores, falta de ar, tonturas e sensação de perda de controle -, os chamados sintomas autonômicos, em referência ao sistema nervoso simpático, bastante ativado durante as crises.
hermes-alcantara-imagem-interna-Sindrome-do-Pânico
Como no transtorno de pânico as crises são recorrentes e imprevisíveis e os sentimentos de medo e desconforto físico são intensos, frequentemente o paciente assume um comportamento evitativo, tendendo a se isolar com medo de novas crises, deixando de frequentar lugares, especialmente aqueles em que não conseguirá escapar facilmente se tiver uma crise, fenômeno chamado de agorafobia.

O impacto do Transtorno de Pânico na qualidade de vida e nas relações sociais é bem importante e não se sabe totalmente qual é sua causa, envolvendo fatores genéticos, mas também a circuitaria neuroquímica ou mesmo aspectos da dinâmica psicológica. O diagnóstico depende de uma avaliação médica e envolve diferenciais de doenças orgânicas. O tratamento inclui abordagens psicoterapêuticas, como a terapia cognitivo-comportamental, mas também o uso de medicações para alívio e controle de sintomas.

Por que marcar uma consulta com um psiquiatra?

Muitas pessoas se perguntam quando é o momento de passar com psiquiatra ou se aquilo que sentem é só uma fase ruim. Outras ficam em dúvida quando procurar um psicoterapeuta ou um médico psiquiatra. Estas são questões importantes, pois caso se esteja considerando procurar algum profissional por algum sofrimento psíquico, um psiquiatra pode ajudar com a avaliação e o diagnóstico.

Como médico especializado, o psiquiatra pode fazer uma avaliação abrangente da saúde mental e oferecer um diagnóstico adequado, o que é fundamental para um tratamento eficaz. Além disso, caso seja necessária a prescrição de medicamentos, é muito importante o acompanhamento habilidoso para encontrar a medicação correta de acordo com as necessidades, evitando excesso de remédios. Além disso, o tratamento combinado com a psicoterapia pode ser o mais indicado.

Priorize sua
saúde mental!

A psiquiatria humanizada prioriza a relação empática entre médico e paciente, tratando não apenas os sintomas, mas também fortalecendo a resiliência e promovendo o bem-estar geral. Isso cria um espaço onde as necessidades individuais são valorizadas, resultando em cuidados mais abrangentes e significativos.
Imagem-interna-Dr-Hermes-Alcantara

Hermes Alcantara

Eu sou o Hermes, médico psiquiatra e psicoterapeuta. Sou formado pela Universidade de São Paulo (USP) em 2008 e logo em seguida fiz residência médica no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, terminando em 2012.

Eu me decidi pela psiquiatria ao longo do curso de medicina ao perceber que para além do meu interesse pelo assunto, eu contava com uma boa capacidade de escuta e de comunicação com meus pacientes, interessado nas experiências deles e em acolher suas angústias.

Ícone Consulta Online

Consulta
Online

Ícone Experiência

Ampla
Experiência Clínica

Vamos juntos rumo à
transformação?

Psicoterapia com Especialista em
saúde mental.