Psicoterapia
Quando suspeitar de uma condição psiquiátrica?
Primeiro, é importante lembrar que um transtorno psiquiátrico é uma condição de saúde em que o bem-estar ou o rendimento psíquico do indivíduo está alterado. Ao contrário do que às vezes se escuta, os transtornos mentais são doenças e não são sinônimos de fraqueza ou falta de força de vontade. Eles podem ser consequências de múltiplos fatores, tanto genéticos como sociais e psicológicos.

Por que marcar uma consulta com um psiquiatra?
Como médico especializado, o psiquiatra pode fazer uma avaliação abrangente da saúde mental e oferecer um diagnóstico adequado, o que é fundamental para um tratamento eficaz. Além disso, caso seja necessária a prescrição de medicamentos, é muito importante o acompanhamento habilidoso para encontrar a medicação correta de acordo com as necessidades, evitando excesso de remédios. Além disso, o tratamento combinado com a psicoterapia pode ser o mais indicado.
Por que fazer psicoterapia?
Há muitos motivos para se escolher iniciar um processo de psicoterapia. De início, para o próprio autoconhecimento, identificando as próprias emoções, reações, a maneira de pensar, os padrões de comportamentos e de relacionamentos, e assim, promover uma reflexão de outras formas de crescimento pessoal. Além disso, em psicoterapia se pode ajudar a cuidar de sintomas de algum problema emocional, como ansiedade, tristeza, melancolia, estresse ou traumas. Por fim, a psicoterapia é um excelente espaço de reflexão para melhora dos relacionamentos em vários campos da vida – pessoal, familiar, profissional, social – ao ajudar na comunicação, lidar com frustrações e conflitos, estabelecer melhor os limites e sobretudo compreender os desejos, traçar objetivos e as necessidades psíquicas que o indivíduo tenha. A psicoterapia é um projeto pessoal contínuo, que promove bem-estar, melhora a autoestima e auxilia a melhor se estabelecer na vida.
Priorize sua
saúde mental!

Ansiedade

Depressão

SÍndrome de Burnout

TOC

Esquizofrenia

Transtorno de Bipolaridade

Luto

Síndrome do Pânico

TDAH

Transtorno do Sono

Hermes Alcantara
Eu me decidi pela psiquiatria ao longo do curso de medicina ao perceber que para além do meu interesse pelo assunto, eu contava com uma boa capacidade de escuta e de comunicação com meus pacientes, interessado nas experiências deles e em acolher suas angústias.

Consulta
Online

Ampla
Experiência Clínica
Vamos juntos rumo à
transformação?
Psicoterapia com Especialista em
saúde mental.