Esquizofrenia

A esquizofrenia é um transtorno mental que impacta muito a vida de uma pessoa, afetando a forma como ela se organiza no mundo, a forma de seus pensamentos, a maneira que ela compreende a realidade e também como sente e se comporta. Por ser um transtorno que geralmente tem a abertura na adolescência ou no início da idade adulta, costuma ter um impacto significativo na produtividade de um indivíduo e na dinâmica de sua família.
hermes-alcantara-imagem-interna-Esquizofrenia
A esquizofrenia é uma condição mental que pode ter vários sintomas e o seu diagnóstico depende de uma avaliação cuidadosa e ao longo do tempo. Os sintomas mais comuns na esquizofrenia são alucinações, delírios, pensamento desorganizado, falta de motivação e do autocuidado e alteração na expressão das emoções.

Apesar desses sintomas frequentemente interferirem na capacidade laborativa e acadêmica de um indivíduo, bem como na qualidade de suas interações sociais, deve-se ter em mente que um trabalho de reabilitação pode ser conduzido com esses pacientes de forma a mitigar esse quadro.

O tratamento da esquizofrenia envolve uma equipe multidisciplinar, sendo fundamental a participação de um psiquiatra e uso de medicações como forma de evitar crises e melhorar o prognóstico dos pacientes. Uma abordagem individualizada é fundamental para se alcançar o sucesso terapêutico e dar condições para que a pessoa tenha uma vida satisfatória.

Por que marcar uma consulta com um psiquiatra?

Muitas pessoas se perguntam quando é o momento de passar com psiquiatra ou se aquilo que sentem é só uma fase ruim. Outras ficam em dúvida quando procurar um psicoterapeuta ou um médico psiquiatra. Estas são questões importantes, pois caso se esteja considerando procurar algum profissional por algum sofrimento psíquico, um psiquiatra pode ajudar com a avaliação e o diagnóstico.

Como médico especializado, o psiquiatra pode fazer uma avaliação abrangente da saúde mental e oferecer um diagnóstico adequado, o que é fundamental para um tratamento eficaz. Além disso, caso seja necessária a prescrição de medicamentos, é muito importante o acompanhamento habilidoso para encontrar a medicação correta de acordo com as necessidades, evitando excesso de remédios. Além disso, o tratamento combinado com a psicoterapia pode ser o mais indicado.

Priorize sua
saúde mental!

A psiquiatria humanizada prioriza a relação empática entre médico e paciente, tratando não apenas os sintomas, mas também fortalecendo a resiliência e promovendo o bem-estar geral. Isso cria um espaço onde as necessidades individuais são valorizadas, resultando em cuidados mais abrangentes e significativos.
Imagem-interna-Dr-Hermes-Alcantara

Hermes Alcantara

Eu sou o Hermes, médico psiquiatra e psicoterapeuta. Sou formado pela Universidade de São Paulo (USP) em 2008 e logo em seguida fiz residência médica no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, terminando em 2012.

Eu me decidi pela psiquiatria ao longo do curso de medicina ao perceber que para além do meu interesse pelo assunto, eu contava com uma boa capacidade de escuta e de comunicação com meus pacientes, interessado nas experiências deles e em acolher suas angústias.

Ícone Consulta Online

Consulta
Online

Ícone Experiência

Ampla
Experiência Clínica

Vamos juntos rumo à
transformação?

Psicoterapia com Especialista em
saúde mental.